EXERCÍCIOS SOBRE MOVIMENTO CIRCULAR UNIFORME

 1-Um automóvel se desloca em uma estrada horizontal com velocidade constante de modo tal que os seus pneus rolam sem qualquer deslizamento na pista. Cada pneu tem diâmetro D = 0,50 m, e um medidor colocado em um deles registra uma frequência de 840 rpm. A velocidade do automóvel é de:

a) 3 π m/s

b) 4 π m/s

c) 5 π m/s

d) 6 π m/s

e) 7 π m/s

apoio:v = w . R

v = 2. π . f . R


2-Uma serra circular possui 30 cm de diâmetro e opera com frequência máxima de 1200 rpm. Determine a velocidade linear de um ponto na extremidade da serra.

DADOS: π = 3

a) 12 m/s

b) 14 m/s

c) 16 m/s

d) 18 m/s

e) 20 m/s

O raio da serra é metade de seu diâmetro, sendo, portanto, de 15 cm ou 0,15m. O valor da frequência em rpm pode ser dividido por 60 e ser transformado para Hz. Então, temos f = 20 Hz.

Da relação entre velocidade linear e velocidade angular, temos:

v = w . R

v = 2. π . f . R

3-O tacômetro é um equipamento que fica no painel do carro para indicar ao motorista em tempo real qual é a frequência de rotação do motor. Supondo que um tacômetro esteja indicando 3000 rpm, determine a velocidade angular de rotação do motor em rad/s.

a) 80 π

b) 90 π

c) 100 π

d)150 π

e)200 π

A velocidade angular é dada por w = 2. π.f → 

4-Dois pontos A e B situam-se  respectivamente a 10cm e 20cm do eixo de rotação da roda de um automóvel em movimento uniforme. É possivel afirmar que:

a) O periodo do movimento de A é menor quer o de B
b) A frequencia do movimento de A é maior que o de B
c) A velocidade angular do movimento de B é maior que a de A
d) As velocidades angulares de A e B são iguais
e) As velocidades lineares de A e B tem mesma densidade
5-Anemômetros são instrumentos usados para medir a velocidade do vento. A sua construção mais conhecida é a proposta por Robinson em 1846, que consiste em um rotor com quatro conchas hemisféricas presas por hastes, conforme figura abaixo. Em um anemômetro de Robinson ideal, a velocidade do vento é dada pela velocidade linear das conchas. Um anemômetro em que a distância entre as conchas e o centro de rotação é r=25 cm, em um dia cuja velocidade do vento é v=18 km/h, teria uma frequência de rotação de

Se necessário, considere π = 3.

a) 3 rpm.

b) 200 rpm.

c) 720 rpm.

d) 1200 rpm.


v = 2. π . f . R

6-Uma roda d’água efetua 8 voltas em 25 segundos. Sabendo que o raio da roda d’água é de 0,5 m e utilizando π = 3, determine a velocidade linear da roda em m/s.

a) 0,96 m/s

b) 0,85 m/s

c) 0,20 m/s

d) 0,50 m/s

e) 0,55 m/s

v = 2. π . f . R

7-Uma estação espacial foi projetada com formato cilíndrico, de raio R igual a 100 m, como ilustra a figura abaixo. Para simular o efeito gravitacional e permitir que as pessoas caminhem na parte interna da casca cilíndrica, a estação gira em torno de seu eixo, com velocidade angular constante ω. As pessoas terão sensação de peso, como se estivessem na Terra, se a velocidade ω for de, aproximadamente,

a) 0,1 rad/s

b) 0,3 rad/s

c) 1 rad/s

d) 3 rad/s

e) 10 rad/s

Note e adote:

A aceleração gravitacional na superfície da Terra é g = 10 m/s2.

dica :

P=Fc


Comentários